Facilitadores

ALEXANDRE RODRIGUES 

Graduado em Comunicação com habilitação em Jornalismo pela Estácio FIB com MBA em Comunicação Corporativa pela UNIFACS. Profissional com vasta experiência em atendimento ao cliente, área comercial e pós-venda. Sua carreira vem se consolidando no segmento de Administração de Condomínios, onde atua há 06 anos, desenvolvendo ações importantes relacionadas a atendimento e marketing. Jornalista com experiência em assessoria de imprensa, tendo atuado com produtoras e em campanha política. Responsável pela área de comercialização junto à ACS – Administração de Condomínios
 
 ANA LÚCIA RIBEIRO


Mestre em Saúde, Ambiente e Trabalho pela Faculdade de Medicina da Bahia – UFBA. Graduação em Engenharia de Produção Química, com especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, Higiene Ocupacional, Ergonomia e Supervisora de Radioproteção em Medidores Nucleares. Engenheira de Segurança do Trabalho Universidade Federal da Bahia.  Como consultora, atua em empresas de grande e médio porte, gerenciando programas de implantação do sistema de gestão integrada – SGI ISO 14001:2004, OHSAS 18001:2007 e ISO 9001:2008. Como docente, leciona disciplinas relacionadas à Higiene Ocupacional, Segurança do Trabalho e Meio ambiente, em cursos de Especialização e extensão de Instituições tais como: UFBA, FTC, UNIGRAD, entre outras, e cursos de graduação da UNIRB. Reúne mais de 20 anos de experiência profissional como Gestora da área de Qualidade, Segurança, Saúde e Meio Ambiente em empresas de grande porte a exemplo da Braskem, KEMPETRO Engenharia, SERTENGE e Fundação José Silveira.
 
BÁRBARA CORREIA

Advogada especialista em direito do trabalho, com vasta experiência em Departamento Pessoal, área na qual atua há 19 anos. Sua carreira tem se consolidado no segmento de Administração de Condomínios, na qual possui experiência de 13 anos. Atualmente responsável pela área de Pessoal e RH junto à ACS – Administração de Condomínios. Possui ainda capacitação com Administração de Pessoal, Legislação Trabalhista e Previdenciária, E-Social (SPED Folha de Pagamento), Reforma trabalhista e Liderança Estratégica.
 
CÁCIA COSTA LIMA

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal da Bahia - UFBA. Formação complementar em Direito Empresarial e Administrativo. Sócia-Gerente da Enfoque Contábil Desenvolvimento Empresarial Ltda, empresa com atuação nas áreas contábil e financeira. Como consultora contábil e fiscal atua junto a empresas mercantis, incluindo a ACS – Administração de Condomínios, entidades sem finalidades lucrativas alcançando o Estado da Bahia. Contadora perita de processos judiciais da Vara Cível de Salvador, atua ainda como auditora em empresas do setor privado.
 
DAIANA VALENTE

Graduada em Comunicação Social com Habilitação em Publicidade e Propaganda pela UNIJORGE. No segmento condominial atuou como Coordenadora do Setor Contábil e Financeiro junto a ACS - Administração de Condomínios, onde assumiu a gestão da equipe, gerenciando ainda o controle das receitas e despesas dos condomínios clientes desta empresa, assim como os resultados e indicadores dos livros contábeis, assessorando aos síndicos e equipe gestora dos condomínios. No momento atua na gerência de atendimento, onde assume a função de assessoria e consultoria permanente a uma carteira de 53 clientes. Possui formação como Síndica Profissional pela ACS Administração de Condomínios. 
 
IONARA RIBEIRO 

Bacharel em Direito pela Faculdade UNYHANA, Pós-graduada em Direito e Gestão Imobiliária pela Faculdade Baiana de Direito. Advogada Especializada em Direito do Consumidor, Trabalhista, Imobiliário e Condominial; Professora dos Cursos de Pós-graduação da Faculdade Baiana de Direito, e dos Cursos de Pós-graduação e de Extensão da Faculdade 2 de Julho. Coordenadora da Comissão de Condomínios do Instituto Brasileiro de Direito Imobiliário – IBRADIM, Advogada membro do Instituto Baiano de Direito Imobiliário; Palestrante; Colunista da Revista Cadê o Síndico; Consultora do Programa Cadê o Síndico da Rádio Metrópole.
 
JADER VELOSO COSTA 
Mestre em Ciências da Informação pela UFBA e Doutor em Segurança pela CEAS – Corporacion Euroamericana de Seguridad – Universia Madri-Espanha. Possui ainda o título de Bacharel em Direito – UNIJORGE e pós-graduação, Lato Sensu, pela EMAB – Escola de Magistrados da Bahia e em Ciências Políticas, Lato Sensu, pela ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – UNEB. Cursou ainda MBA em GEPEM – Gestão Pública e Empresarial – ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – FABAC – Faculdade Batista da Bahia; Especialização – MBA pela GEIE – Gestão em Inteligência e Estratégica – ADESG – Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra – FBB – Faculdade Batista da Bahia.  Professor das disciplinas Direito Penal e Processual em Instituições de Ensino Superior.
 
LINDA CARVALHO

Formação em Secretariado Executivo e Turismo, atuou em organizações de grande porte, assessorando diretores e executivos em geral e gerenciando eventos corporativos. No segmento de gestão condominial atua há 10 anos, e assume o cargo de Gerente Geral de Atendimento na ACS – Administração de Condomínios, gerenciando a equipe responsável pela assessoria a uma carteira de mais de 200 condomínios. Atua ainda como Síndica Profissional há 06 anos junto a Condomínios residenciais de grande e médio porte, na cidade de Salvador e Região Metropolitana. Em sua experiência gerenciou a implantação de diversos condomínios, coordenando os processos de elaboração de Convenção Coletiva e Regimento Interno e condução de assembleias de implantação, ordinárias e extraordinárias.
 
MARCELO ALMEIDA NASCIMENTO

Bacharel em Administração de Empresas pela UCSAL e em Engenharia Mecânica – pela Faculdade Estácio. Possui ainda formação como Técnico em Edificações pelo CEFET- BA. No segmento de transportes verticais, assume a função de sócio-gerente da EXPEL Elevadores, empresa que há 17 anos oferece serviços de manutenção, assistência técnica, modernização e adequação às normas técnicas em elevadores, atendendo a mais de 300 condomínios e cerca de 800 elevadores sob sua responsabilidade na região metropolitana de Salvador e em suas filiais nas cidades Ilhéus e Itabuna – Ba e Aracaju – SE.
 
NEILTON SANTIAGO 

Sócio-gerente da Click Piscinas, empresa que se destaca no mercado pela qualidade dos serviços e atendimento diferenciado, contando com uma carteira de 70 condomínios na região metropolitana de Salvador - BA. Acumula mais de 10 anos de experiência no segmento de gestão condominial, no qual vem consolidando sua carreira.  Iniciou assumindo
funções operacionais, passando para o cargo de Supervisor, Coordenador e Gestor Operacional, hoje atuando como consultor nessa área.                           
 
NELSON UZEDA  

Gestor de Seguros com formação em todos os segmentos desta área, reúne vasta experiência na gestão de seguradoras nacionais e multinacionais. Professor Titular da Escola Nacional de Seguros há mais de 20 anos (entidade que forma corretores de seguros), do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado da Bahia e dos Securitários do Estado da Bahia. Membro da Comissão de Automóveis e Ramos Elementares do Sindseg Bahia, Sergipe e Tocantins. Consultor de Seguros em entidades públicas e privadas, a exemplo do Ministério Público e Secretaria de Administração. Diretor Financeiro do Clube dos Seguradores da Bahia onde realiza treinamentos, congressos e cursos técnicos em seguros formando novos profissionais. Diretor Executivo da Cia Excelsior de Seguros no Estado da Bahia, Consultor de Seguros para Rádio Metrópole no Programa do Automóvel e Cadê o Síndico.
 
NILSON CAVANCANTE 

Bacharel em Enfermagem com especialização em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Resgate em alturas e Emergências Químicas. Na sua trajetória profissional atua como Militar do Corpo de Saúde do Exército Brasileiro, Enfermeiro Emergencista no Hospital SEMED, VITALMED e SAMU. Como docente atua junto a Instituições de Ensino Superior a exemplo da REDE FTC, lecionando as disciplinas de Unidade de Terapia Intensiva e Primeiros Socorros e como Diretor de Ensino e docente em Legislação, Direção Defensiva e Primeiro Socorros em Centro de Formação de Condutores.
 
NORMA FONTES

Psicóloga com formação em Psicologia Clínica pela Universidade Federal da Bahia – UFBA e Especialização em Comportamento Organizacional e Logística de RH e Mestranda em Educação e Contemporaneidade. Como gestora de RH, atua há mais de 20 anos junto a empresas de grande e médio porte, a exemplo da JPNOR Engenharia, Grupo Ramiro Campelo e KEMPETRO, desenvolvendo e implantando políticas e sistemas RH, Comunicação Corporativa, Gestão Integrada - SGI, programas de desenvolvimento de líderes, motivação e retenção de talentos. Como facilitadora em treinamentos empresariais atuou durante 10 anos junto ao SEBRAE, especificamente no Programa SEBRAE IDEAL, LIDERAR, LIDER CIDADÃO E SABER EMPREENDER e como selecionadora para o Programa EMPRETEC-PNUD. Como Professora atuou/atua junto à PROEX – Pró-Reitoria de Extensão da UNEB, APM – Academia da Polícia Militar do Estado da Bahia, REDE FTC, ministrando disciplinas relacionadas à Psicologia Organizacional e do Trabalho. Consultora permanente da ACS – Administração de Condomínios, na área de Gestão de Pessoas, assume os processos de recrutamento, seleção, treinamento e desenvolvimento de pessoal, formação de lideranças e gestão do clima organizacional.  
 
PIOTR ZALKOWITSCH

Administrador; Pós-Graduado em Desenvolvimento de Recursos Humanos - CEUB/DF; Especialização em Comunicação Social – Universidade de Bremen / Alemanha; Especialização em Psicossociologia da Comunicação – Universidade de Québec / Canadá; Doutorado em Filosofia – Université dês Sciences des L’Hommes de Paris - França; Ex-Diretor-Acadêmico FBB/BA.  Professor da Escola de Administração / FAPEX / CETEAD – UFBA; Professor-Consultor do Departamento de Mestrado de Administração da Universidade Federal de Alagoas; Coordenador Acadêmico da Faculdade Dom Pedro II.
Fundador do Laboratório de Técnicas Verbais de Brasília. Coordenou o Instituto de Pesquisas e Estudos Econômicos, Sociais e Administrativos da Faculdade de Ciências Econômicas da Bahia; Professor-Consultor do SEBRAE (Nacional); SEBRAE BAHIA e em outros Estados; ESAF – Escola de Administração Fazendária; FLEM – Fundação Luís Eduardo Magalhães. IECA – Instituto de Educação e Cultura da Amazônia.  Assessorou inúmeros Órgãos Públicos e Privados, nacionais e Internacionais, como: Federações de Comércio e Saúde; Conselho Regional de Administração; Goethe Instituto; Secretarias de Estado, etc. Livros Editados: Comunicação de Impacto; Perca o Medo de Falar em Público; Comunicação e Liderança; Fale em Público com Sucesso; Comunicação Motivacional; Comunicação e Contra Argumentação – Como Vencer Debates, Conflitos e Resistências.